Sabe um produto que mudou sua visão de mercado da água pro vinho só por causa de uma baita campanha publicitária? As sandálias Havaianas. Hoje todo mundo, independente da sua classe social ou econômica, tem, ou já teve, um par de Havaianas em casa. Todo mundo meeesmo. Aposto que você tem uma. Eu, pelo menos, tenho uma coleção.
Mas nem sempre foi assim. As Havaianas surgiram em 1962 e, durante quase trinta anos, foram conhecidas como “chinelo de pobre”. Elas eram daquele modelo mais simples, branca com as tirinhas e o solado azuis. O primeiro garoto-propaganda das Havaianas foi Chico Anysio, ainda nos anos 70. O slogan usado era: “Não deforma, não tem cheiro e não solta as tiras”.
A partir de 1994, para tentar tirar essa impressão de chinelinho peba da cabeça dos consumidores, as Havaianas resolveram investir pesado em estratégias de marketing e campanhas publicitárias. Primeiro, inovaram o produto – lançaram o modelo Havaianas Top, com cores fortes e calcanhar mais alto, para dar a impressão de que pertencia a um público de classe mais alta. Depois, veio a reviravolta dos comerciais. Começaram a veicular inúmeras propagandas estreladas por artistas bonitos e famosos. Fernanda Lima, Luana Piovani, Rodrigo Santoro, Raí, Camila Pitanga, Fábio Assunção, Reynaldo Gianechinni, Alexandre Borges, Fávia Alessandra e tantos e tantos outros. Uma lista inacabável.
Sucesso garantido. As Havaianas criaram diversos modelos de cores variadas e cada vez mais inusitadas, linha para mulher, homem, crianças, adolescentes... Todos encontravam as Havaianas ideais para o seu estilo. As sandálias que, até então, eram praticamente exclusividade do público D e E, se tornaram fashion, descoladas e passaram a vender como água para as classes A, B e C. Com o sucesso, vieram também as imitações. Mas, claro, todo mundo sabe: Havaianas, só “As Legítimas”, “Recuse imitações”.
As Havaianas ficaram famosas também internacionalmente. Para aumentar as exportações e a divulgação do produto lá fora, foi criado em 2000 o departamento de comércio exterior das Havaianas. Em 2003, todas as modelos do estilista Jean-Paul Gaultier desfilaram com sandalinhas brasileiras nos pés. Neste mesmo ano, foram produzidos modelos mais sofisticados, com os cristais austríacos Swarovski, para dar de brinde aos indicados ao Oscar. Quer mais chique que isso?
Nos últimos anos, o lucro gerado pela exportação das Havaianas quadruplicou e os países que mais compram são Estados Unidos e Austrália. Um par de Havaianas por lá chega a valer, pasmem, até 80 dólares! Ô chinelinho de pobre caro...
quinta-feira, 6 de março de 2008
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3 comentários:
Ontem, mesmo, comentava sobre as havaianas para umas amigas aqui, e foi aquela velha história de se chocarem com a diferença do preço nacional e importado. Já sei o que dar de Natal pelos próximos anos aos amigos Erasmus, jejeje...
OLá Mayana Mignac !
Sou estudante de HIstória e uma professora que trabalha com educação de Jovens e Adultos pediu que eu fizzesse uma pesquisa sobre a influência das propagandas de tv sobre a massa brasileira.
A nossa inteção é provocar nos alunos uma reflexão sobre o poder das propagandas de TV no imaginário popular.
Se vc tiver algo nesse sentido pode enviar para mim ?
Por favor gostei do seu Blog Parabéns !
meu e mail :
Pinho_marcio@hotmail.com
Obrigado!
Oi, estou fazendo um trabalho sobre propagandas e os efeitos que causam nos consumidores, gostaria de trabalhar com a Havaianas, mas preciso de propagandas que tenham texto escrito, você tem como me ajudar? têm algumas para me passar?
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