quarta-feira, 19 de março de 2008

Propagandas de alimentos engordativos terão seus dias contados


“Dois hamburgers, queijo, molho especial, cebola, picles e pão com gergelim, é Big Mac!” Humm... quando ouvimos essa musiquinha dá uma vontade de ir correndo para a primeira Mc Donald´s da esquina e devorar todos os sanduíches do cardápio, né? Ainda mais por que essa propaganda geralmente vem atrelada a imagens de pessoas felizes comendo sanduíches suculentos, coloridos... Hum... se a gente fica de água na boca, imagine as crianças.

Esse é um dos motivos pelo qual o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, enviaram ontem (18) uma carta ao Presidente Lula e à alguns órgãos do país pedindo regulamentação das propagandas de alimento voltadas para as crianças. O principal objetivo da carta é pedir apoio das autoridades na adoção do código internacional sobre a promoção de alimentos não-saudáveis dirigida ao público infantil. Esta questão será defendida na Assembléia Mundial da Saúde, nos dias 19 e 24 de maio, em Genebra.

De acordo com informações do site Consumidor Moderno, o texto enviado também destaca o problema da obesidade infantil e a influência que as propagandas exercem sobre os hábitos alimentares das crianças.

Tomara que esta lei seja realmente aprovada, pois no Brasil, segundo a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), o excesso de peso já ultrapassa 15% da população de meninos e meninas entre 10 e 19 anos.

Leia a carta na íntegra aqui.
Saiba mais sobre obesidade infantil.

Nenhum comentário: