quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Uma campanha de 1001 utilidades

Para dar o pontapé inicial nos posts, não poderia deixar de falar daquela que foi a campanha brasileira que ficou mais tempo no ar, a campanha do Bombril. O sucesso destas propagandas foi tamanho que elas entraram para o Guinnes Book, como a série de Publicidade mais longa do mundo! E não menos merecido, o nosso querido “garoto Bombril”, Carlos Moreno, também entrou para o Guinnes, como o garoto-propaganda que mais fez filmes para uma mesma marca.

Apesar de serem incrivelmente simples e não possuírem muitos elementos visuais, as propagandas Bombril foram, sem dúvida nenhuma, um marco para a história da publicidade brasileira. Com a direção de Washington Olivetto, os cerca de 350 comerciais veiculados seguem basicamente o mesmo padrão: cenário simples, com a logomarca gigantesca ao fundo, sem cortes e, o principal, o garoto Bombril falando olho no olho com os consumidores. Seguindo esta linha, os comerciais resistiram, surpreendentemente, a todos os modismos, mudanças tecnológicas e de linguagem, tanto da televisão quanto da publicidade.

Muito deste sucesso se deve ao carisma do ator Carlos Moreno, que durante 26 anos se dedicou a esta campanha. Através de pequenos textos, o garoto Bombril conseguia transmitir sentimentos positivos para o público como confiança, afinidade e simpatia. Com o passar do tempo, as propagandas foram se diversificando e o ator passou a representar inúmeros personagens, sempre com uma veia cômica acentuada. Entre tantos, podemos citar Silvio Santos, Xuxa, padre Marcelo Rossi e Tiazinha. Sem contar com algumas visitinhas de artistas famosos que passaram a figurar nas propagandas, a exemplo de Reynaldo Gianechinni e Pelé.

Para relembrar a boa e velha lã de aço de 1001 utilidades, selecionei um pout-pourri com algumas das melhores propagandas da campanha. Reparem que nas mais antigas, Carlos Moreno ainda tinha cabelo! =p

Um comentário:

Manuca Ferreira disse...

Mayyyyy, simplesmente, um clássico. Muito bom, diga aí. E ele vestido de Che e imitando o Celso Pitta e a mulher dele? Muitooo bom!

Beijãoooo!